Galerinha do bem! 🙂
Sabendo da minha formação em Publicidade, algumas pessoas interessadas em seguir essa área sempre me pediam Help, e por isso eu gravei alguns vídeos sobre o assunto. (Vídeo 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3)
E nesse post eu quero complementar o que tenho dito nos vídeos e listar algumas dicas que vão ajudar você a escolher o seu curso de graduação/técnico.
1) Qual área que você tem mais afinidade? Informe-se sobre!
Pra escolher você tem que conhecer bem o que você pensa em seguir carreira. Se você tem afinidade com números e você gosta disso, será que o curso de matemática é a melhor escolha? Mas apesar de gostar, você ama de paixão cozinhar. Qual escolher?
2) Teste vocacional
Quando a gente se vê perdido no meio de tantas opções e incertezas, o teste vocacional pode te ajudar dando aquela LUZ! O teste geralmente é feito em feiras de profissões ou mesmo em sites específicos. Digite no google “Teste vocacional”que muita coisa boa vai aparecer, tipo isso, isso e isso.
3) Feiras de profissões
Durante determinado período as faculdades abrem suas portas para potenciais estudantes conhecerem mais sobre os cursos que oferecem. Essas feiras geralmente acontecem nos períodos que antecedem as inscrições para vestibular. Informe-se nas faculdades que você deseja visitar! Uma dica: quanto mais faculdades melhor, assim você já conhece o ambiente de cada uma delas que consequentemente vai ajudar você a decidir aonde estudar! 🙂
4) Converse com pessoas da área
Se tiver a oportunidade, troque uma ideia com alguém da área, entre em grupos do facebook que interajam sobre esse assunto… Procure vídeos na internet sobre o assunto, comente, tente se ajudar! Tirar aquela dúvida que parece boba mas que no fundo faz a diferença na sua escolha, é muito importante.
5) Tente estagiar na área
Como assim? Bom, a partir dos 16 anos é permitido estagiar. O mais legal é que hoje em dia existem muuuitos sites que ajudam os jovens a encontrarem uma posição no mercado de trabalho desde muito cedo, CIEPR, vagas.com.br, IEL e por aí vai! Quando você encontrar uma vaga que tenha alguma similaridade com o que você deseja trabalhar, vai fundo! Trabalhe, mas no seu tempo livre, no almoço, tente se aproximar daquele setor que você acha interessante, pergunte… ESSE É O MOMENTO! Quem sabe você consegue mudar de setor?
6) Vá sem medo!
Quando você fazer a escolha, não tenha medo de errar! Muitas pessoas ficam desesperadas para decidir o que fazer da vida aos 17 anos. Confesso que nessa fase eu também estava desesperada, mas hoje vejo que eu não precisava de tanta euforia. Não estou dizendo que você tem que se divertir e depois estudar, pelo contrário… Mas acho que depois que você escolheu seu curso você tem que acreditar que aquilo será bom, mas se não for, fique susse, esse “erro” foi necessário pra que você pudesse ao final, fazer a melhor escolha pra você. Pra mim, o pior sentimento é o arrependimento de não ter tentado, então veja o lado positivo das coisas.
Bom, é isso! Espero ter ajudado vocês! No que eu puder ajudar estarei por aqui 🙂
Fiama gosto muito do seu jeito de ser
e dos seus videos
Eu ainda nao comecei meu curso mas, voce me anima.
Eu tenho paixao por comunicaes visuais. Isso encher meus olhos.
Aaaah, que lindaa você!
Feliz de verdade eu te ajudar Jami! 🙂
Beeeijos e boa sorte!!