Dar uma “cara nova” para os ambientes de casa é sempre bom, mas, grandes reformas nem sempre são fáceis. Por isso, apostar em uma nova decoração pode ser o caminho para mudar os cenários gastando pouco e de maneira rápida.
A parede de tijolinho, por exemplo, é uma decoração versátil, super rentável e fácil de fazer. Uma opção para mudar a aparência do seu ambiente e transformá-lo em um lugar muito mais autêntico e elegante!
Para te ajudar, separei algumas dicas e estilos de parede de tijolinho para te inspirar a criar o novo layout dos seus cômodos.
Vem comigo!
Parede de tijolinho: tradicional.

Um clássico do estilo industrial, a parede com tijolinho tradicional a mostra adiciona modernidade aos ambientes, afinal, traz uma atmosfera bem nova-iorquina, não acha?
Você pode utilizar essa técnica por todo o ambiente ou em apenas uma parede -o que é mais comum- e combiná-la com paredes de cimento queimado, lâmpadas de filamento em tubulação, pendentes metálicos, itens de couro e muito mais.
Mesmo assim, a parede de tijolinho tradicional é capaz de deixar qualquer ambiente aconchegante e é possível ir além do design industrial na hora de compor a decoração, basta investir em outros itens. Além disso, você não precisa se prender ao tom do tijolo, afinal, as pinturas são muito comuns nesses casos.
Entretanto, se você quer investir nessa decoração, saiba que o investimento financeiro é maior, já que é preciso adquirir os tijolos em casas de construção.
Parede de tijolinho branco

Essa opção é queridinha de quem ama ambientes sofisticados, charmosos e de uma estética mais “clean” para os ambientes. Essa alternativa combina muito bem com quartos e salas, mas você pode testar em qualquer cômodo!
Mesmo assim, é bom ficar atento com as cozinhas, por exemplo, pois há maior facilidade de sujar a sua parede de tijolinho. Entretanto, apesar do assunto ser tijolinhos brancos, aqui também existe a possibilidade de pintar, então, sugiro que na sua cozinha ou área gourmet os tons da parede sejam mais escuros, com aspecto de rústico.
E, você deve estar se perguntando: esse visual sofisticado é acessível? A resposta é sim!
Afinal, essa decoração está na categoria “faça você mesmo”, já que é totalmente possível fazer tijolinhos de gesso, isopor, eva, cerâmica e outros materiais para compor a parede.
No meu curso, eu te ajudo a compor uma parede de tijolinho do início ao fim da aplicação, com revestimento com alto padrão de acabamento e baixo custo.
Para te ajudar ainda mais, separei os tipos mais comuns de parede de tijolinho branco e quais suas características.
- Gesso
As decorações com gesso são um verdadeiro clássico! E no caso da parede de tijolinho, este material encaixa perfeitamente para trazer o melhor do estilo rústico.
Dentre as vantagens de investir em uma parede de tijolo de gesso, a maior delas, com certeza, é a praticidade da instalação. Não é preciso ser um profissional especialista para fazer e instalar os tijolinhos de gesso na parede.
Além disso, é um ótimo custo-benefício, já que a matéria-prima e os materiais são bem acessíveis, sendo uma das formas mais baratas para agregar valor estético aos ambientes.
A versatilidade também é outra vantagem de utilizar o gesso para fazer paredes de tijolinho, já que é possível mudar a cor do material quando quiser! Para isso, é só utilizar corantes líquidos à base de água no tom que você preferir.
- EVA
Outra opção para simular tijolinho é utilizando o EVA, um material bastante barato e que oferece um efeito muito bacana para as paredes.
No caso da parede de tijolinho de EVA, a maior vantagem é a rentabilidade da reforma. Mas, não é porque é mais barato que esse tipo de parede não fique bastante elegante e com acabamento sofisticado.
A dica é: tenha um bom molde para te ajudar a cortar os retângulos e, na dúvida, invista na cor branca, pois ela mostrará menos as imperfeições.
- Cerâmica
Dentre todos os materiais, a cerâmica é a que mais se aproxima do acabamento do tijolo tradicional, mas, em contrapartida, dentre as outras opções é menos prática e um pouco mais cara.
Provavelmente, essa opção vai demandar um profissional qualificado para fazer a aplicação das cerâmicas.
Mas, se você quer fazer esse investimento, a cerâmica fica linda, é super fácil de encontrar e vai agregar muito valor ao seu ambiente.
Papel de parede de tijolinho
Essa é a opção mais rentável para quem quer renovar um ambiente: o papel de parede! Neste sentido, se você quer uma parede de tijolinho mas ainda não consegue investir em materiais, o papel de parede é a opção mais barata e prática.
Ah, e existem até mesmo papéis com textura de tijolo, para dar ainda mais realismo para a parede. É só escolher qual parede e colocar a mão na massa, mas, lembre-se que o ideal é pedir ajuda ou contratar alguém para o serviço, caso você não esteja seguro.
Afinal, o papel de parede pode ficar com bolhas e é um trabalho muito minucioso.
Quer aprender a fazer uma parede de tijolinho?
Olá, eu sou a Fiama Pereira e eu vou te ensinar a fazer reformas inteligentes, gastando pouco!
No meu curso Parede de Tijolinho, você aprende a criar revestimentos 3D para transformar ambientes e até lucrar com seu trabalho de decoração. Neste curso online, você aprenderá a produzir tijolinhos de gesso, isopor, massa, tijolinho inglês, com pintura e muito mais!
São mais de 10 técnicas de aplicação de tijolinho na parede em um curso 100% digital e com acesso vitalício.
Quer saber mais? Acesse o site e faça sua inscrição.